Sunday meal prep: preparando a comida da semana

vegetais
imagem meramente ilustrativa para despertar sentimentos felizes hahahaha

A algum tempo atrás estava fuçando a internet, encontrei em diversos sites e fóruns uma porção de dicas sobre o tal sunday meal prep, em tradução literal, “preparo de comida no domingo” (ainda estou procurando um termo curto em português que resuma isso de um jeito legal haha). A ideia é preparar ou pré-preparar a comida da semana toda na tarde de domingo, garantindo uma alimentação saudável e ajudando a evitar os lanches e besteiras processados. Achei a ideia super interessante, porque trabalho de casa e amo cozinhar, ou seja, passava horas todos os dias na cozinha. Se me fazia feliz? Definitivamente, mas consumia um tempo que poderia ser utilizado em outras atividades. Mantendo o amor pela cozinha e adicionando praticidade, passamos algumas horas na cozinha no domingo e durante a semana é só montar os pratos! Para deixar um pouquinho de cozinha pra semana, optamos por não deixar o café da manhã pronto (normalmente comemos omelete), reservando para ele somente o pré-preparo dos ingredientes (limpar o espinafre, cortar o presunto e o queijo, picar a cebolinha).

Tentamos fazer isso desde o início do ano, mas somente nas duas últimas semanas (a anterior e esta que começou hoje) atingimos o nirvana da alimentação! hahaha As comidas são todas excelentes, e comemos com a certeza de manter nossa alimentação saudável e funcional.

sunday meal prep pode ser adaptado de acordo com as necessidades e dieta da sua família, funcionando para qualquer quantidade de pessoas. Aqui somos dois almoçando e jantando todo dia, mais um jantando quase todo dia. Deixamos as porções separadas em potes na geladeira e no congelador, e tem funcionado muito bem até agora. Um erro que cometemos nas semanas anteriores foi não pensar em lanches e snacks pré ou pós corrida. Para resolver o problema, passamos a comprar mais frutas e esta semana optamos por incluir um bolo e um pão de aveia (deliciosos e super saudáveis).

O segredo para não enjoar, não cansar e conseguir deixar tudo pronto em poucas horas é optar por receitas com bom rendimento. Esta semana, por exemplo, uma das receitas é a lasanha de berinjela. É fácil de montar, rende bastante e não consome muito tempo. Enquanto ela estava no forno, Matheus fazia a outra receita, estrogonofe de fígado com batata baroa sauté. Para acompanhar os dois pratos comemos uma salada simples e clássica, composta de alface, tomate, cebola, vinagre e gergelim. É importante guardar a salada sem tempero, senão ela murcha e vai embora. Agora que estamos entrando no ritmo desta rotina, quero começar a pensar em molhos e ingredientes diferentes na salada, para enriquecer cada vez mais os pratos.

Outro ponto importantíssimo para o sucesso da empreitada é a organização: só vamos a feira e ao mercado com uma lista, e otimizamos nosso tempo procurando especificamente pelo que precisamos. Buscamos usar hortaliças da estação, o que garante preços mais baixos e um sabor muito melhor. Respeitar a natureza e seus recursos é uma forma simples de economizar e se preocupar com o planeta.

No mais, é colocar a mão na massa! Escolha suas receitas favoritas, teste o que funciona e faça projeções realistas sobre quantidades. Comece a observar o que você come ao longo do dia (incluindo as besteiras e processados haha), e aos poucos vá trocando os industrializados pela versão feita em casa. Quanto mais natural e menos industrializado, melhor para a saúde!

Se você segue alguma dieta restritiva, não se aperreie: preparar sua comida é a melhor forma de garantir que tudo funcione corretamente. Aqui não temos muitas restrições, mas passar a preparar a comida toda nos afastou de uma porção de coisas que não queríamos mais consumir regularmente, como alimentos processados, pães, massas, e demais derivados do trigo. Focamos em uma vibe mais low carb, com muitos vegetais e proteínas maneironas em casa refeição. Como a restrição não é extrema, cabe uma fatia de bolo ou pão de aveia todo dia, pro intestino funcionar bonito! hahaha

E aí, quem anima um domingo gastronômico? Estamos ainda no início da semana, então dá tempo de pesquisar e se organizar pro próximo! Boa sorte para todos nós! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *