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Chora, Excel!

Como tornar amigável algo vindo da terra dos enfadonhos

A terra dos enfadonhos é o lugar onde nascem poemas parnasianos e planilhas do excel, especialmente aquelas que não contam com fórmulas e poderiam muito bem ser bonitas e gostosas. Montar tabela é uma atividade chatíssima, e imbuída do espírito do final do ano, resolvi me divertir.

Passo 1: entendendo o briefing

O pedido dizia apenas que a tabela deveria estar em formato PDF, e outras informações importantes eu já tinha por contexto (a beleza de prestar serviço muitos anos para o mesmo cliente!). É importante ressaltar aqui que recentemente a marca passou por um rebranding, coisa que causa pavor na maioria dos designers e que também me apavorou a princípio. Quando finalmente li o manual, cheguei ao paraíso: poucas vezes nesses 10 anos de carreira li um manual de linguagem tão completo, minucioso e humano.

Passo 2: entendendo a tabela

tabela original

A tabela em questão era bem simples, uma prestação de contas do último Congresso Médico da instituição, e infelizmente chegou sofrendo de chatice crônica e usabilidade ruim, clássicos do Excel. Como nossa amiga não dependia de fórmulas e o objetivo final era apresentar a tabela para os stakeholders, a designer ficou livre para ser feliz, e feliz ela foi!

Passo 3: entendendo a ID do evento

id congresso-min

Como trabalho somente com a comunicação interna, não fui responsável pela identidade do Congresso, então dei uma estudada no site antes de seguir com a tabela. Analisando o novo manual, creio que esse logo não seria aprovado: não funciona em qualquer tamanho, o ícone pequeno fica confuso e esse verde mais escuro (por sorte nossa) não existe na paleta nova (assim como os degradês, glória!).

Passo 4: definindo as cores

Conforme vimos no passo 3, o Congresso Médico aconteceu logo antes do rebranding, então sua identidade seguia o manual anterior, que contava com muito mais opções de cores e diretrizes diferentes para fontes e texto. Por sorte, os principais tons utilizados foram os verdes da marca, o que facilitou a decisão final. 

Passo 5: pimp my tabela

Meus objetivos eram claros: montar uma tabela bonita, clara, limpa, de fácil entendimento e com fontes legíveis pelo máximo possível de pessoas. Nada de letras miúdas! Depois de montar o esqueleto da tabela e receber a aprovação, chegou a hora de colocar essa belezinha numa capinha bonita e cativante. Aos 45 do segundo tempo, recebi três novas instruções dos demandantes: dar destaque ao logo do Congresso na capa, deixar o título no miolo e nele também repetir os logos em versão reduzida. Um arquivo pequeno e rápido de construir, mas eu amo um antes e depois, então fica aqui uma ode ao embelezamento de tabelas!

tabelaport-min (2)

A chave do sucesso

Atravessar um rebranding, atualizar peças existentes e criar novos modelos pode ser uma experiência incrível e ensinar muito ao designer atento. Sinto que a chave do sucesso nessa empreitada foi conseguir entender quais elementos da identidade do evento eram realmente essenciais, e quais poderiam ser ocultados em prol da nova linguagem. O resultado é um layout equilibrado, que respeita e une esses dois universos, servindo também como ferramenta para tornar a transição entre linguagens mais suave para o público.

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